Subscribe:

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Curiosidade do dia #2

Por que sentimos um choque ao bater o cotovelo?

Todo mundo com certeza já bateu o cotovelo numa quina e sentiu aquele maldito choque que paralisa praticamente seu braço todo. Aí vem a pergunta: de onde e como vem esse choque?

O traumatologista e ortopedista Osvaldo André Serafini, do Hospital São Lucas, ligado à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), explica que a batida acontece na maioria das vezes na região interna do cotovelo, onde geralmente nos apoiamos. "Quando ocorre, o nervo chamado de ulnar produz uma descarga elétrica que é sentida no quarto e quinto dedo da mão, como se a gente ligasse uma tomada e acendesse a luz", informa.
De acordo com o especialista, o ulnar está localizado em uma zona superficial sem músculos de proteção e suscetível à batidas, tendo sobre ele somente tecidos subcutâneos e a pele. "Por isso que a dor ganha maiores proporções na região e o tradicional 'amor de sogra' causa tamanho horror", brinca o traumatologista.
Para completar, Serafini lembrou que a parestesia - sensações cutâneas subjetivas, como frio, calor e formigamento - é outro fator que provoca o choque. "A parestesia seria a permanência da compressão no nervo que faz com que a ponta do dedo adormeça, diminuindo a sensabilidade da mão", finaliza.
Portanto, cuide-se bem ao apoiar o corpo sobre a mesa porque ninguém está livre do temido choque no cotovelo.

0 milhões de comentários: