Subscribe:

terça-feira, 15 de junho de 2010

Beijos, beliscos e pisadelas

As incríveis histórias dos gestos de amor

      Algumas práticas amorosas do passado continuam fazendo sucesso até hoje. É o caso do french kiss, o beijo de língua, que ganhou esse nome dos ingleses no século 17. Na época, os puritanos da Inglaterra ficaram impressionados com o grau de libertinagem que caracterizava o beijo em terras gaulesas e batizaram o voluptuoso gesto de beijo francês. O curioso é que, na França, ele ficou conhecido como english kiss – os franceses associavam a palavra à importância que os ingleses davam àquela carícia labial, que para eles, franceses, era tão comum. No Japão, o beijo é chamado de kissu (importado do inglês kiss) e só começou a ser feito em público pelos casais nas últimas décadas, com a influência da cultura norte-americana no país. Outros gestos não fariam sucesso hoje. É o caso das pisadelas e dos beliscões, práticas trazidas de Portugal que se tornaram populares no Brasil no século 19. “Tratava-se de pisadas no pé e beliscões que deixavam uma marca roxa no braço da amada” (ainda bem que eu não nasci naquela época), diz a historiadora Mary Del Priore (na verdade o que tá entre parênteses foi eu quem disse: Nanda, mas acho que vocês já sabiam...). Outra prática comum era esmigalhar limões-de-cheiro no corpo da dama. “Não faltaram pedidos de casamento que tiveram como motivo um limão-de-cheiro comprimido contra um braço bem-feito", afirma Mary Del Priore.


P.S.: Se alguém vier pisando no meu pé ou me beliscando ou passando limão em mim, eu mato!  ò.ó 

Fonte: Aventuras na História 

0 milhões de comentários: