Subscribe:

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Coisas que você não sabia (18)

O diamante é a substância natural mais resistente existente na Terra, mas se for colocado num forno a uma temperatura de 763 graus Celsius, ele irá simplesmente desaparecer, sem sequer deixar cinzas. Apenas será libertado um pouco de dióxido de carbono.

O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.

O hábito de tornar o almoço a refeição do meio dia, surgiu na Revolução Francesa, em 1789. Isto porque até essa altura a refeição a meio da jornada, chamava-se “jantar”. Contudo, como as deliberações da Assembléia Constituinte se iniciavam às 12 horas, terminando às 18 horas, passou-se o jantar para o fim da tarde. Entretanto, os deputados como não podiam ficar em jejum desde a primeira refeição da manhã até à hora de encerramento dos trabalhos, ganharam o hábito de comer por volta das 11 horas. Mais tarde, por volta de 1804, um café de Paris, passou a fornecer “refeições de garfo”, com rins, salsichas, costeletas, entre outros pratos. A proliferação de cafés e, mais tarde, de restaurantes, consolidou o hábito.


O hormônio denominada corticosterona, que é segregada em momentos de ansiedade, é a responsável pelas repentinas perdas de memória. Este hormônio bloqueia a recuperação de informação até uma hora depois de terminar a situação de tensão. Isto explicaria, por exemplo, que alguns estudantes fiquem em branco nos exames. Ao acalmar, o cérebro recupera de novo os dados.

O hotel Burj Al Arab, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes, é o hotel mais alto do mundo, com 321 metros de altura, distribuídos em 60 andares, e também o maior prédio construído sobre a água. Isso mesmo! A torre, que imita a vela de um barco, foi projetada em pleno mar e é sustentada sobre uma plataforma que desce 45 metros abaixo do nível da água. O hotel de 202 suítes é feito apenas com os mais finos materiais, como carvalho inglês, linho irlandês, boa quantidade de ouro e até mármore usado por Michelangelo. Para o conforto dos hóspedes ainda são oferecidos quartos com TV de plasma com sistema de som surround, camas giratórias e um restaurante no fundo do mar para onde os clientes vão de submarino. O menor quarto – que tem 170 m² – é oferecido pelo preço de 1.200 dólares por noite.

O Jardim Zoológico de Tóquio fecha todos os anos durante 2 meses. Esta pausa serve para dar aos animais umas férias dos humanos.

O jornal mais antigo que se edita no mundo é o sueco “Post och Inrikes Tidningar”. Circula sem interrupção desde 1645, ou seja, há 355 anos, quando foi criado pela Academia Real de Letras da Suécia.

O jornalista W. T. Stead publicou, em 1892, um conto prevendo o desastre do Titanic. Ele foi uma das 1.513 pessoas que morreram no naufrágio.

O lápis é o objeto mais utilizado em qualquer canto do mundo. O Brasil é o maior produtor: mais de um bilhão de unidades por ano saem da fábrica da Faber-Castel em São Paulo. Os maiores consumidores são os norte-americanos: 2 bilhões e meio de lápis por ano.

O maior prato do mundo, servido nos casamentos dos beduínos, os árabes do deserto, é o camelo assado. São vários recheios, um dentro do outro: ovos cozidos dentro de um peixe assado, dentro de frango assado, dentro de um carneiro inteiro assado, dentro do camelo.

0 milhões de comentários: