Subscribe:

domingo, 22 de agosto de 2010

NERDEZAS #1 - Casa Hi-Tech Controlada por Celular ou Ipad



É que o eu digo, nunca despreze um NERD, ele será o próximo milionário! (Quem mais pensaria nisso senão um NERD?)
O mesmo aparelho usado para fazer ligações telefônicas, ouvir música, enviar mensagens de texto e acessar a internet pode virar o controle remoto universal da sua casa. Mas, se você não quiser usar seu celular, pode carregar uma versão sem fio do interruptor de parede clássico, que passa a funcionar em qualquer lugar e em qualquer cômodo.
Na casa "high-tech", computadores passam a controlar automaticamente funções como iluminação, temperatura, som, televisão, câmeras de segurança e até o aquecimento da banheira de hidromassagem. Tudo a quilômetros de distância. As novidades e tendências desse mercado foram apresentadas na Expo PredialTec – Feira de Tecnologias Avançadas para Edificações, em São Paulo, durante os dias 18 e 19 de agosto.

"Cada vez mais as pessoas têm aparelhos como o iPhone e o iPad. Em vez de vender ao consumidor um controle caríssimo, é possível automatizar a casa com um dispositivo que ele já tem. E as interfaces estão mais amigáveis, acabando a dificuldade em usar”, diz o engenheiro José Roberto Muratori, membro fundador da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), responsável pela organização da feira.
22/08/2010 08h00 - Atualizado em 22/08/2010 08h00
Tornar as interfaces mais amigáveis, até mesmo lúdicas, é uma das propostas da Neocontrol, uma das participantes da Expo PredialTec. Entre os controles apresentados pela empresa, estão um interruptor sem fio – que pode ser colocado na parede como um quadro ou mesmo carregado para diversos cômodos, com 80 metros de alcance – e um cubo que aciona a função desejada pelo cliente.
Um aplicativo para iPhone e iPad desenvolvido pela empresa permite controlar da intensidade da luz da sala ao aquecimento da água da banheira. Os sistemas são totalmente configuráveis de acordo com as necessidades do cliente, explica Gabriel Ubirajara, engenheiro da Neocontrol.
“No aplicativo, há ainda uma conversa entre o sistema da casa e a interface. Se alguém apagar a luz da casa, o dispositivo mostra que a luz foi apagada”, detalha. Uma das bossas do aplicativo é permitir o uso do iPad como dimmer: ao movimentar o aparelho de zero a 90 graus, muda a intensidade da luz.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/08/casa-high-tech-tem-luz-som-e-tv-controlados-por-celular-ou-ipad.html

0 milhões de comentários: